quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A poluição e a diminuição da camada de ozono

Zona preta - Buraco na camada de Ozono
A camada de ozono é uma região existente na atmosfera que filtra as radiações ultravioleta provenientes do Sol. Devido processo de filtragem, os organismos da superfície terrestre ficam protegidos das radiações.
A ozonosfera é formada pelo gás ozono, que é constituído por três moléculas (ou átomos) de oxigénio que sofrem uma transformação a partir da radiação ultravioleta que penetra na atmosfera.
A exposição à radiação ultravioleta afecta o sistema imunológico, causa cataratas e aumenta a probalilidade de cancro de pele nos seres humanos, além de atingir outras espécies.
A diminuição da camada de ozono está a ocorrer devido ao aumento da concentração dos gases CFCs (cloro-flúor-carbono) presentes nos aerossóis, secantes, ou em fluidos de refrigeração que poluem as camadas superiores da atmosfera atingindo a estratosfera.
O cloro libertado pela radiação ultravioleta forma o cloro atómico, que reage ao entrar em contacto com o ozono, transformando-se em monóxido de cloro. A reacção reduz o ozono atmosférico aumentando a penetração das radiações ultravioleta.