quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que são CFC's

A composição dos CFC's
Um clorofluorcarboneto (clorofluorocarboneto, clorofluorcarbono ou CFC) é um composto baseado em carbono que contem cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozono, e antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração, sendo actualmente proibido o seu uso em vários países.

Estes compostos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações destacam-se o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.

Águas residuais

Uma ETAR
O tratamento de efluentes residenciais, ocorrem nas ETAR's, onde se procede à eliminação de contaminantes de águas residuais de origem doméstica, ou as provenientes da Escorrência superficial, maioritariamente água da chuva. O processo inclui operações físicas, químicas e processos biológicos para remover físicos, químicos e biológicos contaminantes, com o objectivo de reduzir a carga de poluentes. Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

A poluição e a diminuição da camada de ozono

Zona preta - Buraco na camada de Ozono
A camada de ozono é uma região existente na atmosfera que filtra as radiações ultravioleta provenientes do Sol. Devido processo de filtragem, os organismos da superfície terrestre ficam protegidos das radiações.
A ozonosfera é formada pelo gás ozono, que é constituído por três moléculas (ou átomos) de oxigénio que sofrem uma transformação a partir da radiação ultravioleta que penetra na atmosfera.
A exposição à radiação ultravioleta afecta o sistema imunológico, causa cataratas e aumenta a probalilidade de cancro de pele nos seres humanos, além de atingir outras espécies.
A diminuição da camada de ozono está a ocorrer devido ao aumento da concentração dos gases CFCs (cloro-flúor-carbono) presentes nos aerossóis, secantes, ou em fluidos de refrigeração que poluem as camadas superiores da atmosfera atingindo a estratosfera.
O cloro libertado pela radiação ultravioleta forma o cloro atómico, que reage ao entrar em contacto com o ozono, transformando-se em monóxido de cloro. A reacção reduz o ozono atmosférico aumentando a penetração das radiações ultravioleta.

Chuva ácida

Efeito das Chuvas ácidas
As consequências da chuva ácida para a população humana são econômicas, sociais ou ambientais. Tais consequências são observáveis principalmente em grandes áreas urbanas, onde ocorrem patologias que afetam o sistema respiratório e sistema cardiovascular, e ,além disso, causam destruição de edificações e monumentos, através da corrosão pela reação com ácidos. Porém, nada impede que as consequências de tais chuvas cheguem a locais muito distantes do foco gerador, devido ao movimento das massas de ar, que são capazes de levar os poluentes para muito longe. Estima-se que as chuvas ácidas contribuam para a devastação de florestas e lagos, sobretudo aqueles situados nas zonas temperadas ácidas.

O que é Poluição?

Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bem-vindos

Olá! Nós fazemos parte de um dos grupos do 8ºB do Colégio João De Barros.
O nosso objectivo é mostrar como a poluição é fatal! Mostrando não só os tipos de poluição como algumas imagens do nosso planeta poluído.